Novidades ?

Olá ! Tenho notado que o fórum tem sido pouco frequentado e não vejo participação talvez por falta de "comida". Ou será que estou um pouco apressado ?

Comprei o Smart Home System como forma de incentivar e participar do projeto. Existe algum outro canal de comunicação que esteja mais ativo ? Existem implementações em andamento que podemos dizer que já são a cara do projeto Cauã ? Pergunto porque até agora o que recebi e vi foi o Raspbmc instalado no Raspberry Pi, até aí sem novidades. Tenho visto implementações do LTSP, Asterisk, Zoneminder e afins pela internet e tenho muito interesse nisso. Tenho brincado em casa também com o LinuxMCE  faz algum tempo. Vamos conversar ???

Forum category:
Forums: 

É gaspereti  ... percebi que aqui é parado mesmo. Uma pergunta que fiz em outro post de como participar já tem um tempo e ainda não foi respondida.

Existem sim outras implementações que fazem a mesma coisa que o projeto Cauã. Eu tenho uma raspberry pi antes desse projeto e já tinha configurado como meu Media Center (www.youtube.com/watch?v=4W4E5jUe6Wo‎).

Ainda não publiquei o video mas tenho rodando, nessa mesma raspberry pi, o motion para detectar movimento através de uma ip camera que tenho em casa.

Meu próximo passo é fazer com que a rasp abra o portao do meu condominio através do interfone usando sons do DTMF, já consegui abrir o portão, mas ainda falta eu colocar um relé para ativar o interfone.

Você já fez alguma coisa com a sua?

imagem de gaspereti

Abner, acabei de ver seu vídeo do Media Center. Tem realmente muita coisa acontecendo e sendo desenvolvida com o Pi, não é preciso procurar muito.

Faz alguns anos que tenho prestado atenção em um projeto chamado LinuxMCE e minha intenção é comparar e ver como seria possível fazer o mesmo com o Pi que tem suas vantagens de preço, tamanho e economia de energia. Montei um servidor bem básico do LinuxMCE e tenho brincado com ele sempre que posso. O projeto integra multimidia, CFTV, telefonia, sistema de segurança e domótica. É uma integração realmente muito complexa e eu sou um programador nível zero. O que tenho feito é basicamente experimentar o que já está feito e imaginar como encaixar novas funcionalidades.

A respeito do interfone, se eu entendi bem, você quer que o Raspberry Pi detecte a campainha, ouça o interfone e abra o portão através da combinação de teclas que a pessoa do lado de fora digitar, é isso ?

imagem de lucasmocellin

Gaspereti,

O projeto está andando! Nesse momento estamos apresentando no Uruguai.
 

estamos trabalhando em algumas mudanças tanto no site como na geração de conteúdo. Em breve vamos lançar outros vídeos e uma WIKI com mais informações! Início de projeto com voluntariado não é muito fácil, mas estamos nos esforçando! e espero poder atualizar na próxima semana algumas coisas.

sobre a sua idéia de outras formas de utilização é muito boa! comecamos com o sistema de entretenimento pois pelo que pesquisamos seria a melhor oportunidade no momento, mas há pessoas que tem interesse em outros assuntos, e então vamos reunir esses interessados para ver se construímos alguma coisa. Sobre VoIP, o pessoal da OpenS, que criaram o SNEP (www.sneplivre.com.br) já estão com uma versão inicial do SNEP no Raspberry Pi! :)

Queremos colocar uma enquete para ver quais "temas"(entretenimento, LTSP, PDV, etc..) o pessoal tem mais interesse e criar grupos para isso. o que voce acha?

Abner, que legal o que você tem feito, vai ser muito útil aqui no projeto. Quer fazer os vídeos e publicamos aqui? Vamos criar uma base de conhecimento! :) Dê uma olhada nesse projeto:

www.projects.privateeyepi.com

tens os codigos publicados em algum lugar?

desculpa a demora na resposta, vou dar uma atenção especial para o projeto na próxima semana.

um abraco!

imagem de gaspereti

Lucas, obrigado pela resposta !

Então temos uma semente no Uruguai ? Bacana !

Quanto às idéias, elas não são minhas, são coisas que já estão acontecendo por aí e que tenho lido. Seria bobagem tentar reinventar a roda, mas acho que o que pode fazer a diferença é implementar recursos úteis em módulos que já existem, ouvindo a opinião dos usuários, entendendo seus problemas e tendo a perspicácia de identificar necessidades particulares e soluções que talvez nem eles próprios tenham se dado conta. Isso surpreende e vende a idéia.

Falando de meu caso especificamente, temos na família uma pequena imobiliária onde tenho modernizado a estrutura tecnológica. Saímos de antigos computadores com Windows antiquados para um sistema LTSP totalmente atualizado. Também instalei um CFTV Zoneminder e estou estudando a implementação do Asterisk. Seria ótimo se o Raspberry Pi servisse de terminal leve interfaceando todos estes recursos. Vou instalar e verificar isso. Daí, trazer informações úteis destas experiências e trocar idéias com o pessoal envolvido no Projeto Cauã é uma consequência natural.

Eu não conhecia o SNEP. Vou ficar de olho. Obrigado pela dica !

Enquetes sempre são úteis e os grupos que podem surgir delas ajudam o projeto a progredir. Espero que as pessoas que não apareceram até agora participem.

Um abraço !